Sorocaba lamenta a morte de Fernandinho, ícone do Depois Bar

Sorocaba lamenta a morte de Fernandinho, ícone do Depois Bar
Reprodução / G1

A cidade de Sorocaba se despede de Fernando Martines Castijo, conhecido como Fernandinho do Depois, figura icônica e um dos pilares do tradicional Depois Bar e Arte. Fernandinho faleceu na manhã desta sexta-feira (5), deixando um legado de dedicação e história na cidade.

Ele foi um dos primeiros funcionários do bar, que celebra 40 anos de existência neste mês, e dedicou metade de sua vida ao estabelecimento. Fernandinho era conhecido por sua inteligência, senso de humor e por ser um ponto de encontro para diversas manifestações culturais.

Publicidade

Um ícone de Sorocaba

Filho de família humilde com forte descendência espanhola, Fernandinho nutria paixão pelo rádio e pelo cinema. Era um cinéfilo, com interesse especial por filmes americanos antigos, colecionando fitas cassete, revistas e cartazes. Seus filmes preferidos eram de Charles Chaplin e Alfred Hitchcock.

Fernandinho foi um intelectual, militante e colecionador. Mas foi no papel de garçom do bar Depois que ele conquistou a admiração e o carinho de muitos.

Veja Também

Mulher sofre lesão grave após agressão com tacho em Várzea Paulista
Mulher sofre lesão grave após agressão com tacho em Várzea Paulista
Motociclista morre após colisão com ônibus em Sorocaba
Motociclista morre após colisão com ônibus em Sorocaba
Publicidade

Legado no Depois Bar

O Depois Bar, fundado no início da década de 1980 por Nilo Seiffert e Orivaldo Simonetti, tornou-se um marco em Sorocaba, impulsionando manifestações culturais e políticas. O bar foi palco de debates e encontros, com Fernandinho atuando como um mediador, conhecido por suas piadas e inteligência.

Simonetti relembra o orgulho de ver o amigo crescer e se tornar um dos proprietários do bar. “Ficamos muito satisfeitos quando o Fernandinho se tornou um dos proprietários do Depois. Foi um motivo de super orgulho para a gente ver o cara que começou trabalhando se transformar em dono”, relata.

Publicidade

Fernandinho estava afastado do bar desde o início da pandemia. Ele faleceu no Dia Nacional do Happy Hour. Vera Lúcia, uma das últimas proprietárias do bar, conta que Fernandinho enfrentou problemas de saúde após a Covid-19 e foi diagnosticado com síndrome de Guillain-Barré, mas não houve tempo para concluir o tratamento.

O velório de Fernandinho acontece nesta sexta-feira (5) na Ossel de Votorantim, e o sepultamento será no sábado (6), no Cemitério da Consolação.

Publicidade

Com informações do g1 Sorocaba e Jundiaí.

Siga o Cidade News

Leia Também

Avião

Tragédia na praia mais famosa do Rio: avião cai em Copacabana e piloto morre

Jaboticabal

Mãe e três filhos somem misteriosamente em Jaboticabal; buscas intensificadas

Jaboticabal

Lagartos atacam filhotes de gatos abandonados em área de mata em Jaboticabal