Exame toxicológico: Entenda a nova obrigatoriedade para CNH A e B

Exame toxicológico: Entenda a nova obrigatoriedade para CNH A e B
Reprodução / Metropoles

A exigência do exame toxicológico para obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motocicletas) e B (carros de passeio) voltou a gerar dúvidas. Após a decisão do Congresso Nacional, o teste se tornou obrigatório, trazendo mudanças para quem busca a primeira habilitação.

O que é o exame toxicológico?

O exame toxicológico é do tipo de larga janela de detecção, capaz de identificar o uso de substâncias psicoativas até 90 dias antes do exame. A coleta é feita através de amostras de cabelo, pelos ou, em alguns casos, unhas, mediante comprovação médica.

Publicidade

Como é feito o exame?

A coleta do material é realizada em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que contratam postos de coleta. O aspirante à motorista pode escolher de onde as amostras serão tiradas.

Onde fazer o exame?

O exame só pode ser feito em laboratórios credenciados pela Senatran. A lista completa de laboratórios habilitados pode ser consultada no site da Senatran.

Veja Também

Acidente em rodovia deixa seis mortos, incluindo crianças
Acidente em rodovia deixa seis mortos, incluindo crianças
Cuiabá: Acidente com caminhão e caminhão mata mulher
Cuiabá: Acidente com caminhão e caminhão mata mulher
Publicidade

Validade e custos

A validade do exame toxicológico é de 90 dias a partir da data da coleta. Os valores são definidos pela livre concorrência, já que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe a fixação de preços por órgãos públicos.

E se o resultado for positivo?

Em caso de resultado positivo, é possível comprovar o uso de substâncias por meio de prescrição médica, garantindo o direito à habilitação ou renovação. O cidadão também tem direito à contraprova e recurso administrativo.

Publicidade

Para quem busca a CNH ou precisa renová-la, é fundamental estar atento às novas regras e se manter informado sobre o processo.

Siga o Cidade News

Leia Também

Notícias

Novo salário mínimo em 2026 será bem abaixo dos R$ 7 mil estimados como ideais

Notícias

CNH: como solicitar a primeira habilitação pelo aplicativo

Notícias

Senado aprova fim da escala 6×1 e redução da jornada semanal